Zeze Barcelos Verso e Prosa

O sonho não pode morrer.Venham sonhar!

Textos


                              
 
Aquela era uma família aparentemente normal,casal Joel e Mariana ,dois filhos Os meninos Jair com 7anos, Silvio com 3 ,moravam em um quarto de aluguel,bastante apertado.O banheiro e cozinha era comum a todos os inquilinos..Joel era  muito trabalhador ,porem muito mulherengo,tinha filhos por todo lado,não tinha responsabilidade de criá-los,
Tinha uma filha de nome Zilá que ele mesmo entregou a sua mãe para criá-la,quando bebê ,Dona Cândida relutou em aceitar a criança pois era já uma senhora de idade e não tinha local para criar uma criança,pois vivia com sua irmã de favor.
Mas, seu filho ameaçou desaparecer com a menina se ela não aceitasse,pois ele tinha tirado a menina da mãe,para se vingar.
Não teve jeito e D.Cândida ficou com a menina e se tomou de amores por ela.e menina também.
A avó de Zilá trabalhava para um casal, como doméstica e contou a história de sua neta para seus patrões e para sua filha recém casada que também achou um absurdo aquela situação,mas depois aceitaram.O bebê estava muito magrinho e necessitava de amor,já separado da mãe tão cedo.Ainda mamava....
Zilá foi criada entre os patrões de D Cândida que juntamente com a filha casada que também ajudava a cuidar .Então quando o pai de Zilá apareceu casado com dois filhos,a mãe dele resolveu que Joel deveria ficar com a responsabilidade da sua filha Zilá,embora ela a amasse demais,estava muito difícil a situação.
Os patrões de D.Cândida   e também a filha dela começaram a pressioná-la até que chorosa ela entregou a menina ao pai e a madrasta,porém todos os dias ia vê-la pela manhã antes de ir trabalhar,seu trabalho era perto da casa da menina,que estava com
oito anos,levava-lhe doces e muitos beijinhos.
A vida seguia com com Zilá sempre tomando conta dos irmãos,por ser a mais velha,depois ia para a escola.Nas férias ela sempre ia para casa da tia Célia,filha de
D.Cândida unindo ainda mais os laços.Célia gostava muito da sobrinha e morava numa casa grande e bonita e procurava compensar a ausência da mãe da menina.Quando as férias terminava ela voltava para casa do pai.
Um dia, sua avó que sempre foi muito alegre,foi ao cinema com uma amiga e durante o filme ,passou mal e morreu,foi um colapso e um .grande choque para Zilá.      .
Joel disse a irmã que poderia levar a sua filha para as ferias e que depois iria na casa dela para resolver o problema.Célia alertou que não poderia ser definitivo por causa do marido ,com a promessa de que seu irmão iria buscar a filha dias depois.Zilá seguiu com a tia para residência dela.
Passaram-se anos mais u menos 15 anos e como o pai de Zilá não aparecesse,a menina ,agora uma moça continuou a morar com sua tia,apesar dos protestos de marido de Célia que era as vezes muito grosseiro ,exigia que Zilá fizesse os trabalhos da casa e ainda o ajudasse em pequenos trabalhos das construções que fazia no fundo do quintal,eram aptos que ele construía sozinho,pois era empreiteiro,contava com ajuda da esposa e da menina dizia que os aptos aumentaria sua renda.
Nunca mais tiveram noticias de seus irmãos paternos, sentia saudades.do irmãos.
Era aquele mais um dia qualquer,porém algo aconteceria que iria tirar Zilá da solidão,uma mãozinha do destino.Tocaram a campainha e como sempre ela foi atender,
Era um candidato ao aluguel de um apto que acabara de ser alugado.
O rapaz perguntou.
-Eu queria alugar um apto aqui, pois vou casar e queria ficar próxima a minha sogra que mora no final da rua.
-infelizmente o apto que estava vazio foi alugado ontem,responde Zilá
-Mas, posso falar com o proprietário, por favor me de uma chance...
-está bem, vou tentar
Seu tio geralmente mandava que ela despachasse do portão ,quando não tivesse mais aptos,mas naquele dia, inexplicavelmente mandou o rapaz entra na sala e começou a conversar com o mesmo.
-Quer dizer que você vai casar? Mas já me comprometi com outro inquilino.
-È,disse o rapaz ,meu irmão solteiro vai deixar o quartel e até o casamento ficaria morando comigo.
Nisso pede um copo d’água e D Célia pede a Zilá para buscar e, de repente o rapaz fica mudo ,olhando um pouco espantado para aqueles três.......
_O que foi?Pergunta Sr Noel.
- Sabe ,acontece que há muito anos ,desde que fiquei rapaz e vim para o Rio,procuro uma irmã que se chama Zilá,minha tia ,Célia e o tio Noel e moram neste bairro.voces falando assim com os mesmos nomes...
Aí estava a mão do destino interferindo naquelas vidas.
Perguntou o Sr Silvio
-Nome de seu pai?
-Joel. Reponde..
_Jairzinho?grita emocionada chorando Zilá ,e o Silvinho(Irmão menor)
-Lalá (era assim chamada em pequena)exclama Jair.chorando também o Silvinho está no quartel,vou trazê-lo aqui.para vê-los.
Há uma grande emoção neste encontro,pois o destino fez Zilá encontrar os irmãos queridos e não mais separaram-se,pois o destino os queria juntos.Embora não morassem juntos mas estavam perto um dos outros.
Jair casou-se e Zilá foi a madrinha, depois se casou Silvio e finalmente Zilá realizou seu grande sonho casar e viver próxima à sua família,

zezebarcelos
Enviado por zezebarcelos em 10/07/2011
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
LIVRO INFANTIL: O MENINO MALTRAPILHO E SEU CÃOZINHO DE LUXO(PREMIO DESTAQUE 2010) A VENDA PELO E MAIL zezebarcelos@terra.com.br